Mapa do Turismo
Roraima pretende ampliar municípios no Mapa do Turismo
Repórter: Albani Mendonça | Edição: Albani Mendonça | Foto: Detur

A inclusão de Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã no Mapa do Turismo Brasileiro é um dos assuntos levados pelo diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Ricardo Peixoto, para discussão na 88ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), nesta quarta-feira, 20, em Brasília.  O encontro reúne representantes das 27 Unidades da Federação e vai colocar em pauta também, entre outros temas, a participação dos Estados na Expo Internacional de Turismo deste ano, que ocorre de 28 a 30 de setembro em São Paulo.

Segundo Ricardo Peixoto, o Estado solicitará, em reunião reservada com representante do Ministério do Turismo (Mtur), a inserção desses três municípios na próxima atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. “Vamos pleitear a inclusão de alguns dos municípios que ficaram fora da última versão do Mapa pela importância deles para nosso turismo. Rorainópolis é a porta de entrada rodoviária do Estado, Pacaraima, além ter natureza imponente, é nossa fronteira com a Venezuela, e Uiramutã possui riqueza natural fantástica e lá está localizado o ponto mais extremo ao norte do Brasil. Pra nós, todos são estratégicos. Então, queremos trazer de volta para o Mapa do Turismo esses três e, é óbvio, se houver brecha para garantir o retorno de pelo menos cinco dos que não foram incluídos, tentaremos fazer isso”, explicou.

Na atualização deste ano do Mapa, instrumento utilizado pelo Ministério do Turismo para definir o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo órgão, aparecem apenas os municípios de Caracaraí, na região turística Águas e Florestas da Linha do Equador; Amajari, na região Extremo Norte do Brasil; e Boa Vista, Bonfim e Mucajaí, localizados na região definida como Roraima, a Savana Amazônica.

Muitas localidades não foram inseridas por descumprirem critérios estabelecidos pela Portaria 205, de dezembro de 2015. Para integrar a região turística, conforme recomendação federal, os municípios precisam possuir órgão responsável pela gestão de turismo; comprovar dotação financeira para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar Termo de Compromisso assinado por prefeito ou pelo dirigente da pasta de Turismo, aderindo ao Programa de Regionalização e à Região Turística. A fim de garantir a inclusão de Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã, de acordo com Ricardo Peixoto, o governo estadual pretende criar uma força tarefa, objetivando dar às prefeituras suporte técnico para o cumprimento das determinações federais.    

Entre os assuntos de interesse nacional em debate no Fornatur nesta quarta-feira, será discutida a participação das Unidades federadas na Expo Internacional de Turismo 2016, uma das feiras mais importantes das Américas, promovida pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), a ser realizada de 28 a 30 de setembro em São Paulo. Haverá ainda apresentação do novo site do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo e palestra sobre gestão de marketing e comunicação, ministrada por especialistas do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom), da Universidade de São Paulo (USP). 

Pesquisa

Noticias
18/10/2016 - 12:15 | Alto Alegre
CAPITANIA FLUVIAL
Noticias
18/10/2016 - 11:57 | Boa Vista
TV TRIP BRASIL
Noticias
18/10/2016 - 11:53 | Boa Vista
ESTRUTURAÇÃO DO TURISMO
Noticias
18/10/2016 - 11:48 | Boa Vista
VOO INTERNACIONAL
Noticias
23/08/2016 - 13:08 | Alto Alegre
Mapa do Turismo
Noticias
17/06/2016 - 12:40 | Boa Vista
Infraestrutura
 Notícias