Infraestrutura
Novos voos favorecerão setor de turismo
Repórter: Albani Mendonça | Edição: Albani Mendonça | Foto: Albani Mendonça

Novos voos, regulares e extras, aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para início de operação em Roraima, alguns já a partir do próximo mês de julho, devem favorecer a atividade turística no Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Turismo (Detur), da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Ricardo Peixoto, o papel do governo nas negociações com as companhias aéreas, após a redução dos voos com destino a Roraima e de acesso a outras regiões foi fundamental nessa conquista.

Com HOTRAN (Horário de Transporte) já definido, o primeiro a começar operar no Estado, conforme Ricardo Peixoto, é o voo regular internacional da companhia Insel Air, com destino à capital da República Cooperativista da Guiana, Georgetown, segundas, quartas e sextas-feiras. A data prevista para o início das atividades é o dia 4 de julho. O horário de partida é 2h10 da madrugada, com previsão de chegada às 4h40. O preço provável da tarifa para o trajeto Boa Vista-Georgetown é de 80 dólares.

Conforme Ricardo Peixoto, os passageiros com interesse em visitar outros países americanos e dos demais continentes poderão seguir de Georgetown, em voo da Insel Air, até o aeroporto da ilha caribenha de Curaçao, nas Antilhas, centro de conexão internacional.  “Antes, você precisava ir até Manaus para pegar um voo pra Miami, por exemplo. Agora, poderá sair daqui direto, com tarifas ajustáveis ao momento econômico atual. Passagens de ida e volta para Georgetown ficarão em torno de 160 dólares. A tarifa para Miami custará cerca de 500 dólares”, afirmou.

Os voos domésticos, extras e regulares, também começam a funcionar nos próximos meses. A Azul vai operar com voo regular para Manaus, segundas, quartas e sextas-feiras, a partir de primeiro de agosto. O horário da partida será 17h15, com chegada às 17h40. Essa empresa terá também voos extras para a capital do Estado vizinho aos sábados, com previsão de início em 27 de agosto. Os horários de partida e de chegada desses voos são, respectivamente, 13h45 e 14h15.    

Latam Airlines, antiga TAM, terá dois voos regulares para Manaus, a partir de primeiro de setembro. Esse trajeto será feito às quartas e sextas-feiras. O primeiro voo terá saída às 12h40 e chegada às 13h30; o segundo sairá às 14h20, com previsão de chegada às 14h55.

Passará a operar também nesse trajeto Boa Vista – Manaus, com voos regulares, a partir de 21 de julho, a empresa regional PAM. Os voos estarão disponíveis às segundas e quintas-feiras, com horários de partida e de chegada, respectivamente, previstos para 9h36 e 10h06. Haverá também a opção de voo à noite, com horário de saída às 19h31 e de chegada às 20h.    

De acordo com o diretor do Departamento de Turismo, a definição dos novos voos é “a coroação de uma luta”, que teve a participação do governo nas negociações. “Recebemos esse HOTRAN, mostrando a consolidação de nosso pleito. Desde quando houve redução dos voos, buscamos contato com as empresas aéreas. Recebemos, em alguns momentos, críticas, sugerindo que deveríamos ter levado a questão à Justiça, mas optamos pelo diálogo. Fizemos negociação particularizada com cada companhia e o resultado agora pode ser comprovado”, disse.

As tratativas com as empresas envolveram, além do Detur, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Segundo Ricardo Peixoto, está em estudo, a pedido das companhias aéreas, a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas que operam na região amazônica, com atuação em Roraima. “Essa redução seria de 12% para 7%, mas ainda está em análise e depende de aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)”, explicou.

Os ganhos para o setor de turismo também serão grandes, com a ampliação do acesso ao Estado por via aérea, conforme o diretor do Detur. “Essa nova tabela abre um leque de oportunidades para o turismo regional, nacional e internacional. Estamos com portas abertas para o Brasil e para o mundo. Importante lembrar que o País inteiro registrou queda, em torno de 35%, no número de passageiros nas aeronaves. Em Roraima, esses números não ultrapassaram 17%. O mesmo ocorreu com o setor de hotelaria. A taxa de ocupação no País, de modo geral, está entre 35% e 40%. Aqui, fechamos o mês com 60% de ocupação. Sinal de que nossa estrutura de turismo está operante.” ressaltou. 

Pesquisa

Noticias
18/10/2016 - 12:15 | Alto Alegre
CAPITANIA FLUVIAL
Noticias
18/10/2016 - 11:57 | Boa Vista
TV TRIP BRASIL
Noticias
18/10/2016 - 11:53 | Boa Vista
ESTRUTURAÇÃO DO TURISMO
Noticias
18/10/2016 - 11:48 | Boa Vista
VOO INTERNACIONAL
Noticias
23/08/2016 - 13:08 | Alto Alegre
Mapa do Turismo
Noticias
17/06/2016 - 12:40 | Boa Vista
Infraestrutura
 Notícias