Estão abertas inscrições para cursos de Arrais-Amador

A partir desta segunda-feira, 10, estão abertas as inscrições para cursos de formação para obtenção de Habilitação Náutica de Arrais-Amador e de Motonauta. Serão ofertadas 100 vagas e os interessados devem se inscrever no Detur (Departamento de Turismo) da Seplan (Secretaria estadual de Planejamento e Desenvolvimento), na Rua Coronel Pinto, 267, Centro. Os cursos, promovidos pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, entre os dias 24 e dia 28 de outubro.

De acordo com a chefe de Ecoturismo do Detur, Neide Lima, os candidatos, homens ou mulheres, precisam ser maiores de 18 anos, devem preencher um protocolo no momento da inscrição, e apresentar comprovante de residência atualizado, além de Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O conteúdo essencial para a formação teórica será repassado por e-mail e a GRU (Guia de Recolhimento da Un


Roraima passa a compor conselho editorial de Canal

Durante o encerramento da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo, nesta sexta-feira (30), em São Paulo, foi lançado o Canal TV Trip Brasil, a primeira emissora com conteúdo exclusivo para o setor. Na ocasião o diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Ricardo Peixoto, foi nomeado como conselheiro editorial do canal.

Ricardo Peixoto assume o conselho editorial com outros membros, com o objetivo de ajudar a pautar o conteúdo do canal de TV, com base na experiência de cada um dentro do Turismo.

“Por toda a experiência que o Peixoto carrega no Turismo ao longo desses anos, o que irá nos ajudar a ter um olhar minucioso sobre o Norte como um todo. Ricardo Peixoto vem para engrandecer o nosso Conselho Editorial”, destacou o diretor da TV Trip Brasil, Marcelo Gomes.

Roraima terá apoio em Feira e divulgação do setor

Nesta manhã de quinta-feira aconteceu no auditório do Expo Center Norte, em São Paulo, a reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). Com a presença do Presidente da ABAV e representantes do Ministério do Turismo, o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Peixoto, confirmou duas pautas para o crescimento do turismo em Roraima.

 

No encontro ficou definido que Roraima deverá estar representado na próxima edição da WTF (World Tourism Forum) que acontecerá em São Paulo (SP), provavelmente em abril de 2017. De acordo com o diretor, o Ministério do Turismo dará apoio financeiro e logístico para a participação de Roraima na maior feira de turismo do mundo.

 

Outro ponto destacado na reunião foi o agen


Roraima terá voo para Buenos Aires e retorno de trecho

Nesta quarta-feira, às 10h, teve início no auditório da Expo Center, em São Paulo, a 44ª edição daABAV Expo Internacional de Turismo & Encontro Comercial Braztoa. Cerca de 500 pessoas entre empresários, políticos e representantes mundiais do turismo prestigiaram a solenidade que durou cerca de duas horas. Após a abertura, as autoridades se dirigiram ao pavilhão onde acontece a exposição de turismo.

 

Entre as primeiras ações do Estado no evento está a consolidação do voo pela GOL Linhas Aéreas que saíra de Boa Vista (RR) com destino a Buenos Aires (ARG), passando por Manaus (AM). Outro ponto será o retorno do voo entre Boa Vista/Manaus/Boa Vista. Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Peixoto, há previsão que a nova rota comece a operar a partir de 17 de dezembro.

 


Roraima pretende ampliar municípios no Mapa do Turismo

A inclusão de Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã no Mapa do Turismo Brasileiro é um dos assuntos levados pelo diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Ricardo Peixoto, para discussão na 88ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), nesta quarta-feira, 20, em Brasília.  O encontro reúne representantes das 27 Unidades da Federação e vai colocar em pauta também, entre outros temas, a participação dos Estados na Expo Internacional de Turismo deste ano, que ocorre de 28 a 30 de setembro em São Paulo.

Segundo Ricardo Peixoto, o Estado solicitará, em reunião reservada com representante do Ministério do Turismo (Mtur), a inserção desses três municípios na próxima atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. “Vamos pleitear a inclusão de alguns dos municípios que ficaram fora da última versão do Mapa pela


Novos voos favorecerão setor de turismo

Novos voos, regulares e extras, aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para início de operação em Roraima, alguns já a partir do próximo mês de julho, devem favorecer a atividade turística no Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Turismo (Detur), da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Ricardo Peixoto, o papel do governo nas negociações com as companhias aéreas, após a redução dos voos com destino a Roraima e de acesso a outras regiões foi fundamental nessa conquista.

Com HOTRAN (Horário de Transporte) já definido, o primeiro a começar operar no Estado, conforme Ricardo Peixoto, é o voo regular internacional da companhia Insel Air, com destino à capital da República Cooperativista da Guiana, Georgetown, segundas, quartas e sextas-feiras. A data prevista para o início das atividades é o dia 4 de julho. O horário de partida é 2h10 da madrugada, com previs&at


Roraima desperta interesse na World Travel Market

Com mostra de roteiros turísticos como os Caminhos de Macunaima, Serra do Tepequém, observação dos cavalos selvagens nos Lavrados do Maruai, e Boa Vista, apresentada com seus atrativos urbanos e também como espaço apropriado ao turismo de aventura, por meio da exploração do Rio Branco com prática de esportes náuticos; além do Arraial Macuxi, Roraima atraiu interesses de operadores de turismonacionais e internacionais, durante a World Travel Market (WTM) Latin America, que ocorreu de 29 a 31 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Realizada de forma simultânea com o 45º Encontro Comercial da Associação Brasileira de Operadores de Turismo Internacional (Braztoa), a WTM reu


ONG visita Roraima para divulgar região de Rupununi

Membros da Organização Não Governamental Conservation International estiveram em visita ao diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Ricardo Peixoto, na última sexta-feira, 03, para divulgar o projeto Visit Rupununi que trata do desenvolvimento do turismo para uma das mais belas áreas do extremo norte da América do Sul, a região de Rupununi.

 

No encontro ficou acertado que haverá uma troca de informações quanto às potencialidades turísticas de cada região para serem inseridas nos sítios tanto de Roraima quanto da Guiana. A Ong é coordenada por René Edwards, e o projeto Visit Rupununi é coordenado por Candace Phillips, que explicou o motivo da aproximação.

 

Departamento de Turismo apresenta aplicativo em Fórum

O Detur (Departamento de Turismo) da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento) apresenta, na manhã desta quarta-feira, 11, durante reunião do Fórum Estadual de Turismo, no auditório da Seplan, o aplicativo Menu for Tourist Roraima.

O aplicativo foi criado para melhorar a qualidade dos serviços de bares e restaurantes, contribuindo para facilitar a comunicação com os turistas, e funciona também como plataforma de promoção para as empresas e sua utilização no Estado dependerá da adesão dos proprietários de bares e restaurantes.

De acordo com o diretor do Detur, Ricardo Peixoto, o aplicativo é de uma empresa contratada pelo Ministério do Turismo para dar suporte durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas já é utilizado em todo o mundo e os clientes/turistas podem fazer download na loja online do Google Play.


Estado discute com municípios implantação do Pronatec

O diretor do Departamento Estadual de Turismo (Detur), Ricardo Peixoto, se reuniu nesta quarta-feira, 23, com representantes das Secretarias de Turismo de cinco municípios, para discutir a implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo em Roraima. O objetivo é qualificar quem já trabalha com turismo e quem pretende se profissionalizar no setor, a fim de garantir melhor atendimento aos visitantes e fortalecer a imagem do Estado como destino de viagem atraente.

Segundo Ricardo Peixoto, o governo estadual assinou um Termo de Cooperação Técnica com os Ministérios do Turismo e da Educação, para gerenciar, por meio do Detur, as ações do Pronatec Turismo em Roraima. “Nessa parceria, o governo federal oferta os cursos, enquanto coordenamos ações com os municípios e selecionamos as entidades que vão ministrar as aulas, além de avaliarmos o processo de formação. Já as prefeit



Copyright © 2015 | Governo do Estado de Roraima