Iracema

A criação, evolução e estágio atual do Município

 

O Município de Iracema foi criado pela Lei Estadual n.º 83, de 04 de novembro de 1994. O nome do município homenageia a esposa do primeiro morador, o hospitaleiro Sr. Militão Pereira da Costa. Foi constituído a partir das terras desmembradas do município de Mucajaí. Suas principais vilas são: São José, São Raimundo, Apuruí, Vila Iracema (sede) e Campos Novos. Sua economia é basicamente agrícola, possui cooperativas no escoamento da produção.

 

Este município abriga parte da reserva Indígena Yanomami, ocupando 80% do território. A vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa e os rios principais são o Mucajai, o Apiaú e o Branco.

 

Segundo o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-2002), o município apresenta ocorrência dos seguintes minerais: Rocha Ornamental e Fosfato.

 

Os primeiros administradores

 

O prefeito eleito para o quadriênio (1997-2000) fora Joaquim de Freitas Ruiz (PFL). Neste mesmo período a Câmara Municipal era composta por 09 vereadores e teve como presidente a vereadora Neuza Bezerra (PFL).

 

Para o exercício de 2001 a 2004 fora reeleito em 2000 o Prefeito Joaquim de Freitas Ruiz e a presidente da câmara José Antônio da Silva. Já para o quadriênio de 2005 a 2008 fora eleito o prefeito Amadeu Batista Filho e o presidente da câmara fora eleito Agnaldo Almeida Silva.

 

Em 2008, para o exercício de 2009 a 2012 foi o Sr. Raryson Pedrosa Nakayama. O Poder Legislativo Municipal era composto por 09 vereadores. O presidente da Câmara Municipal é o vereador Jairo André Ribeiro Sousa eleito para o biênio de 2009/2010.

 

Para os cargos de vereadores para o pleito de 2008 e seus respectivos votos, foram eleitos os seguintes Vereadores, a saber: Jairo André Ribeiro Sousa, 325; Nilson da Silva Vieira, 185; Antônio Marco Brito Nascimento, 151; Willys Leal Costa, 142; Josué Lima Pereira, 140; Miguel Bispo dos Santos, 139; Silvio Batista de Sousa, 103; Antônio Pereira Neves Galvão, 100; Luis da Silva, 92.

 

Produto Interno Bruto (PIB)

 

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

 

O PIB do município de Iracema ocupou a 11ª posição no ranking do PIB dos municípios do Estado de Roraima em 2011 com valor de R$ 93 milhões. Deste valor as participações do PIB nos três setores da economia ficaram distribuídos assim, primário (16,14%), secundário (8,13%) e terciário (75,73%).

 

Em relação ao PIB per capita, que é calculado dividindo-se o valor do PIB pelo número de habitantes, indica quanto cada habitante produziu em determinado período. É um dos indicadores mais utilizados para medir o crescimento econômico, no entanto não revela a qualidade de vida da população. No município de Iracema este valor em 2011 foi de R$ 10.340,00.

 

Comércio Exterior

 

Verifica-se que no período de 2009 a 2013 não existem dados disponíveis em transações de exportações e importações do município de Iracema com o exterior, de acordo com dados estatísticos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC/SECEX.

 

Agropecuária

 

O setor agropecuário do município de Iracema apresenta um importante componente da economia local, tendo como destaque na agricultura a produção de mandioca, melancia, arroz e banana. Na pecuária destaca-se o rebanho de bovinos, galináceos, suínos e eqüinos. Para os produtos de origem animal destaca-se a produção de mel, leite e ovos. Também possui relevância os produtos do extrativismo vegetal, tais como madeira em tora e lenha.

 

Datas festivas e históricas

 

Festival da Praia – 23 a 25 de março

Exposição Agropecuária – 11 a 13 de abril

Aniversário do Município – 4 de novembro

Festa da Banana – 15 de dezembro

 

Pontos Turísticos

 

Os principais pontos turísticos do município de Iracema são:

 

Praias do Rio Branco - o Rio Branco banha o município de Iracema e ao longo de seu curso oferece praias de grande beleza cênica, sendo também possível a realização de atividades, como a pesca esportiva ou passeios de barco. Distante 6 km da sede do município pela vicinal 2.

 

Cachoeira do Leonardo – de beleza singular, a cachoeira do Leonardo encanta os visitantes que buscam um lugar para estarem mais próximos da natureza. Localizada na região do Roxinho, com acesso pela vicinal 5 (não-asfaltada), a 45 km da sede do município.

 

 

Lago do Alípio – distante 10 km da sede do município. No lago há presença de pedras, faixas de areia, barro nas margens e floresta no entorno do lago.