Caracaraí

A criação, evolução e estágio atual do Município

 

O nome da cidade vem de origem de um pequeno gavião que habita o centro-sul de Roraima. O povoado surgiu no local de descanso dos condutores de gado que saiam do antigo município de Moura, que deu origem ao Território do Rio Branco, e mais tarde Território de Roraima e hoje Estado de Roraima.

 

Foi criado em 27 de maio de 1955, pela Lei nº 2.495. Historicamente, conhecido como Cidade Porto, é suporte de abastecimento de Roraima, principalmente com derivados de petróleo. O mais importante produto da época era a produção de gado do Estado, que era embarcada em batelões na cidade de Caracaraí, em direção a cidade de Manaus, que abastecia Roraima com aviamentos a bordo dos mesmos batelões ao retornarem.

 

O município é cortado pela rodovia federal BR-174 que liga Boa Vista a Manaus e à Venezuela; este município é detentor de elevados percentuais de áreas protegidas e possui uma reserva indígena de aproximadamente 7.638,06 Km2, onde vivem as etnias Wai-Wai, Wapixana e Yanomami.

 

A grande vocação natural do município é a pesca, sendo o maior produtor do Estado. Quanto aos atrativos turísticos do município os principais são as Unidades de Conservação (UC’s), como as estações Ecológicas de Caracaraí e de Niquiá, parques Nacionais do Viruá e Serra da Mocidade, Floresta Nacional de Roraima, e, ainda, o Projeto de Preservação de Quelônios, todos sob a jurisdição do IBAMA e a queda d'água do Bem Querer, com vestígios arqueológicos.

 

A estação Ecológica de Caracaraí possui um atrativo de grande importância para a atividade do ecoturismo, dadas as inigualáveis oportunidades de observação da flora e fauna. Pois, corrobora uma parte atípica da Amazônia Ocidental. O acesso é por barco pelo Baixo Rio Branco. Já a Estação Ecológica de Niquiá, além dos atrativos anteriores e de sua natureza exuberante, o local está repleto de lendas devido o imaginário popular e das culturas indígenas.

 

Quanto as Corredeiras do Bem Querer são ideais a prática de canoagem e caiaque no Médio Rio Branco, devido ser o único trecho do rio em que há grande quantidade de blocos de rochas formando corredeiras e cachoeiras durante o verão. Segundo a Fundação AMBTEC. Roraima (1994), nas formações rochosas há pinturas rupestres e vestígios dos primitivos habitantes da região. O acesso é pela BR-174, com entrada próxima à sede do município. A estação é visitada por turistas locais e estrangeiros.

 

Outro atrativo turístico é o Complexo Ecoturístico Ilha do Jaru, além das belezas cênicas o local apresenta boa infraestrutura para o atendimento aos turistas.

 

E ainda, segundo o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-2002), o município apresenta ocorrência dos seguintes minerais: Rocha Ornamental, Brita, Turfa, Pedra de Cantaria, Seixo, Areia, Argila e Ouro.

Os primeiros administradores

 

O prefeito eleito para o quadriênio 1997-2000 fora Antônio da Costa Reis (PSDB). O Poder Legislativo Municipal era composto de 09 (nove) vereadores, sendo o presidente da Câmara na época o Sr. Djalma Figueiredo para o mandato de 1998/2000.

No período de 2001 a 2004 o prefeito eleito fora o Sr. Antônio da Costa Reis e o presidente da Câmara Geovan Nunes Moreira.

 

Para o exercício de 2005 a 2008, fora eleito o Prefeito Antônio Eduardo Silva e a representante da câmara Cinara Cardoso Costa.

 

O prefeito eleito em 2008 do município de Caracaraí para o quadriênio 2009 a 2012 foi o Sr. Antônio Eduardo Filho. O Poder Legislativo Municipal é composto por 09 (nove) vereadores. O presidente da Câmara Municipal eleito para o biênio de 2009-2010 é o vereador Gildeci Barbosa Silva.

 

Para os cargos de vereadores para o pleito de 2008 e seus respectivos votos, foram eleitos os seguintes vereadores, a saber: Gildeci Barbosa Silva, 444; Valdemar Januário dos Santos Júnior, 391; Júlio César Reis Silva, 383; Adjalma Gonçalves, 378; Raimundo Gilson Sabóia, 353; Valdemar Ferreira Lia Neto, 249; Linaldo Medeiros do Nascimento, 207; Antônio da Silva Cavalcante, 201

 

Produto Interno Bruto (PIB)

 

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (País, Estado, Cidade, Continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

 

O PIB do município de Caracaraí ocupou a 3ª posição no ranking do PIB dos municípios do Estado de Roraima em 2011 com valor de R$ 207,8 milhões. Deste valor as participações do PIB nos três setores da economia ficaram distribuídos assim, primário (6,56%), secundário (10,81%) e terciário (82,63%).

 

Em relação ao PIB per capita, que é calculado dividindo-se o valor do PIB pelo número de habitantes, indica quanto cada habitante produziu em determinado período. É um dos indicadores mais utilizados para medir o crescimento econômico, no entanto não revela a qualidade de vida da população. No município de Caracaraí este valor em 2011 foi de R$ 11.107,00.

 

Comércio exterior

 

Comércio exterior é uma atividade de destaque em qualquer economia. Dentre os principais indicadores tem-se a exportação, importação, corrente de comércio e saldo da balança comercial.

 

A exportação retrata o volume de bens enviados ao exterior, as importações o volume de bens recebidos do exterior e a corrente de comércio a soma das exportações e importações que dá a dimensão do comércio exterior do país e seu grau de abertura comercial.

 

A Balança comercial é o resultado das transações de exportações menos as importações de mercadorias. É a conta que demonstra as movimentações entre países, na forma de produtos primários, semi-processados ou de utilização final, destinada ao consumo e à formação de capital fixo; é a conta de maior expressão para a maioria dos países.

 

Resumidamente, a balança comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit, tornando-se credor do estrangeiro; de outra maneira, quando as importações são maiores que as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit na balança comercial. Entre os fatores que contribuem para esse fato, destaca-se a evolução dos preços das importações e exportações de um país e a evolução dos volumes importados e exportados.

 

Os principais produtos exportados do município de Caracaraí no período de 2010 a 2013 foram combustíveis e lubrificantes para aeronaves, combustíveis e lubrificantes para embarcações, madeiras serradas e cortadas em folhas, madeira de coníferas perfilada. Não houve importação de produtos neste período de acordo com dados estatísticos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC/SECEX.

 

Agropecuária

 

O setor agropecuário do município de Caracaraí apresenta um importante componente da economia local, tendo como destaque na agricultura a produção de mandioca, arroz, milho e banana. Na pecuária destaca-se o rebanho de bovinos, galináceos e suínos. Para os produtos de origem animal destaca-se a produção de mel, leite e ovos. Também possui relevância os produtos do extrativismo vegetal, tais como madeira em tora e lenha.

 

Turismo

 

Datas festivas e históricas

               

Aniversário do Município– 27 de maio

Festejo da Nossa Senhora do Livramento – 15 de setembro

Festival Folclórico – 24 a 26 de outubro

Dia Consagrado a Santa Luzia – 13 de dezembro

Campeonato municipal de futebol– agosto a dezembro

 

Pontos Turísticos

 

Entre os pontos turísticos de Caracaraí, destacam-se:

 

Corredeiras do Bem-Querer - atrativo natural, ideal para a prática de canoagem, caiaque e pesca esportiva. Possui área de camping e restaurante. Acesso pela BR 174, com entrada no Km 136, à esquerda.

 

Complexo Ecoturístico Ilha de Jarú - uma das infra-estruturas mais completas do turismo verde em Roraima, a ilha está localizada no município de Caracaraí. Dispõe de chalés, área de camping, restaurante, quadra poliesportiva, trilhas ecológicas e passeios de barco. O acesso é pela BR 174, são 134 Km até Caracaraí. No porto há dois tipos de embarcações que vão para a ilha: de voadeira (motor de popa) 15 minutos e de barco, 45 minutos.

 

Amazon Água Boa Lodge - localizado a 250 km de Boa Vista na margem direita do Rio Água Boa do Univini, um afluente do Rio Branco, no município de Caracaraí, o lodge, como são conhecidos estes alojamentos, recebe turistas na maioria estrangeiros em busca de descanso, contato com a natureza e principalmente a pesca esportiva. O hotel se destaca como o melhor destino de pesca esportiva do mundo, principalmente da modalidade Fly Fishing que é a pesca praticada com uma vara longa e uma linha pesada que serve para arremessar a isca quase sem nenhum peso em movimentos de chicote, provocando o mínimo de estresse no peixe.