Cantá

A criação, evolução e estágio atual do Município

O Município de Cantá, localizado na região centro - leste do Estado de Roraima originou-se da Vila ou Colônia Brás de Aguiar em meados do século XX quando foi desmembrado do Município de Bonfim. A Vila ou Colônia Brás de Aguiar, recebeu essa denominação principalmente em homenagem ao capitão-de-mar-e-guerra, Brás Dias de Aguiar, que foi um importante geógrafo e demarcador das fronteiras brasileiras.

Com dados do Ministério da Defesa (2004), a Vila ou Colônia Brás de Aguiar, foi criada, com a finalidade de abastecer Boa Vista, com produtos de primeira necessidade, principalmente arroz e mandioca. O município de Cantá foi criado pela Lei Nº 099 de 17 de outubro de 1995.

Segundo o ZEE (2002), o município apresenta ocorrência dos seguintes minerais: Ágata, Barita, Calcário, Calcário e Rocha Ornamental.

 

Os primeiros administradores

Em 1º de janeiro de 1997 tomou posse o primeiro prefeito eleito, Paulo de Souza Peixoto (PTB) para os quadriênios 1997-2000 e 2001-2004. Para o período de 2005 - 2008 foi eleito para prefeito, Zacarias Assunção Ribeiro Araújo (PRONA). Para presidente da câmara no período de 2001 - 2004 e 2005 - 2008 foram eleitos Inocêncio Maranhão e Alex Anderson Amorim respectivamente.

O prefeito reeleito em 2008 para o quadriênio 2009-2012 foi o Sr. Zacarias Assunção Ribeiro Araújo (PRONA). O Poder Legislativo Municipal é composto por 09 vereadores. O vereador (a) mais votado (a) à época foi Sílvia Aurélia Lobo de Matos com 412 votos.

 

Produto Interno Bruto (PIB)

 

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

O PIB do município de Cantá ocupou a 5º posição no ranking do PIB dos municípios do Estado de Roraima em 2011 com valor de R$ 173,1 milhões. Deste valor as participações do PIB nos três setores da economia ficaram distribuídos assim, primário (18,96%), secundário (11,29%) e terciário (69,74%).

Em relação ao PIB per capita, que é calculado dividindo-se o valor do PIB pelo número de habitantes, indica quanto cada habitante produziu em determinado período. É um dos indicadores mais utilizados para medir o crescimento econômico, no entanto não revela a qualidade de vida da população. No município de Cantá este valor em 2011 foi de R$ 12.101,00.

Comércio exterior

Comércio exterior é uma atividade de destaque em qualquer economia. Dentre os principais indicadores tem-se a exportação, importação, corrente de comércio e saldo da balança comercial.

A exportação retrata o volume de bens envidados ao exterior, as importações o volume de bens recebidos do exterior e a corrente de comércio a soma das exportações e importações que dá a dimensão do comércio exterior do país e seu grau de abertura comercial.

A Balança Comercial é o resultado das transações de exportações menos as importações de mercadorias. É a conta que demonstra as movimentações entre países, na forma de produtos primários, semi-processados ou de utilização final, destinada ao consumo e à formação de capital fixo; é a conta de maior expressão para a maioria dos países.

Resumidamente, a balança comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit, tornando-se credor do estrangeiro; de outra maneira, quando as importações são maiores que as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit na balança comercial. Entre os fatores que contribuem para esse fato, destaca-se a evolução dos preços das importações e exportações de um país e a evolução dos volumes importados e exportados.

 

Agropecuária

O setor agropecuário do município de Cantá apresenta um importante componente da economia local, tendo como destaque na agricultura a produção de mandioca, arroz, milho, soja, banana e abacaxi. Na pecuária destaca-se o rebanho de bovinos, galináceos e suínos. Para os produtos de origem animal destaca-se a produção de mel, leite e ovos. Também possui relevância os produtos do extrativismo vegetal, tais como madeira em tora, lenha e carvão vegetal.

 

Turismo

Datas festivas e históricas

Festival da Mandioca – 32 de janeiro a 02 de fevereiro

Cantá Folia – 14 e 15 de março

Festival do Milho – 15 e 16 de agosto

Aniversário do município – 17 de outubro

Festival do mel – 14 e 15 de novembro

Festa da Padroeira do município – 07 e 08 de dezembro

Festival do Abacaxi – 18 a 20 de dezembro

 

Pontos Turísticos

 

Entre os pontos turísticos de Cantá, destacam-se:

 

Serra Grande – localizada no município de Cantá, na região central do Estado, situada na margem oposta do Rio Branco. É ideal para a prática de esportes radicais, como o alpinismo e trilha. A Serra Grande possui quedas d’água que durante a época das chuvas, se transformam na bela cachoeira Véu de Noiva. O acesso é pela BR 401, RR 206 e pelo Rio Branco.

 

Haras Cunhã Pucá – localizado a 1,5 km de Boa Vista na BR 401, RR 206. Possui um complexo ambiental e de lazer. O local dispõe de um jardim botânico com grande variedade de orquídeas e plantas nativas.

Fazenda Castanhal – está localizada na região da Serra Grande. A Fazenda Castanhal oferece serviços de hospedagem e atividades de lazer para toda a família, como passeio a cavalo, passeio de barco, trilhas, pedalinho, pescaria, etc. O local disponibiliza refeições e chalés.