Estão abertas inscrições para cursos de Arrais-Amador

Estão abertas inscrições para cursos de Arrais-Amador

Estão abertas inscrições para cursos de Arrais-Amador

A partir desta segunda-feira, 10, estão abertas as inscrições para cursos de formação para obtenção de Habilitação Náutica de Arrais-Amador e de Motonauta. Serão ofertadas 100 vagas e os interessados devem se inscrever no Detur (Departamento de Turismo) da Seplan (Secretaria estadual de Planejamento e Desenvolvimento), na Rua Coronel Pinto, 267, Centro. Os cursos, promovidos pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, entre os dias 24 e dia 28 de outubro.

De acordo com a chefe de Ecoturismo do Detur, Neide Lima, os candidatos, homens ou mulheres, precisam ser maiores de 18 anos, devem preencher um protocolo no momento da inscrição, e apresentar comprovante de residência atualizado, além de Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O conteúdo essencial para a formação teórica será repassado por e-mail e a GRU (Guia de Recolhimento da União), para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40, será emitida somente pela equipe da Capitania Fluvial no dia 24 de outubro. 

HABILITAÇÃO – Os cursos são necessários para aquisição da Habilitação Náutica e regularização perante a Marinha. A Carteira de Habilitação de Motonauta é destinada aos condutores de motos aquáticas, nos limites da navegação interior.

A Carteira de Habilitação de Arrais-Amador torna o candidato apto para conduzir embarcações como lanchas e barcos de pequeno porte, nos limites da navegação interior, realizada em águas abrigadas, lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas; ou parcialmente abrigadas, onde, eventualmente, possam ocorrer ondas com alturas significativas e combinações adversas de agentes ambientais, vento, correnteza ou maré, que apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.