Região Turística ÁGUAS E FLORESTAS DA LINHA DO EQUADOR

A Região Turística Águas e Florestas da Linha do Equador resume o que há de mais rico na Bacia do Rio Branco. As florestas tropicais são ícones da biodiversidade encontrada aqui. A Linha do Equador marca a localização estratégica de Roraima em relação às Américas do Norte, Central e Sul. Compõem a região os municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luis do Anauá.

Ao Sul de Roraima, nos Municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá estão às florestas densas e os rios caudalosos. Ali estão as melhores áreas pesqueiras, onde o turista pode vivenciar a emoção da pesca esportiva com o máximo de conforto e comodidade em hotéis de selva especializados.

Sua fauna e flora podem ser contempladas em todo seu território, especialmente nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, que abrigam valiosas unidades de conservação como o Parque Nacional do Viruá, o Parque Nacional Serra da Mocidade e a Estação Ecológica do Niquiá, além dos majestosos rios Branco, Água Boa do Univiní e Catrimani, que dispõem de grandes espécies de peixes de couro e tucunarés, propiciando fisgadas incríveis em meio a uma paisagem indescritível. 

São Luis do Anauá - Emancipado em 1982, o município de São Luiz do Anauá recebeu este nome em homenagem aos colonos vindos da capital do Estado do Maranhão. “Anauá” foi acrescentado como uma forma de homenagear o principal rio da região, o Anauá. A cidade tem forte potencial para o ecoturismo, com a prática de canoagem e da pesca esportiva em seus rios piscosos. Também é propícia a exploração da pesca no lago da Hidrelétrica de Jatapu.

Caroebe – Na cidade as festas de cunho popular tem forte expressão, atraindo pessoas de toda a região. Uma tendência com possibilidade de  expansão é o turismo rural e o ecoturismo.

Caracaraí – Com forte tendência para o turismo de eventos, com destaque para o CaraFolia, carnaval da Cidade Porto, realizado no período momesco, e o Festival Folclórico que é realizado em novembro. Na festa que acontece desde 2006 os grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará se enfrentam pela hegemonia na cidade falando da cultura local. Outra forte tendência é para o ecoturismo e turismo de pesca; o município é porta de entrada para o Parque Nacional do Viruá e para a região de Santa Maria do Boiaçu, famosa por atrair pessoas do Brasil e do mundo para pescar o tucunaré nas águas do rio Branco e seus afluentes.

Rorainópolis – o município localizado às margens da BR-174, abriga rios caudalosos, animais e plantas endêmicas que coloca os visitantes em uma atmosfera singular e cheia de surpresas. Aqui você está numa das maiores riquezas naturais do planeta, com o conforto, a calma e a comodidade dos hotéis de selva. Com total conforto e tranquilidade, a região abriga magníficos hotéis de selva, especializados na prática da pesca esportiva. Roraima tem as melhores áreas para a pesca da Amazônia, pela variedade de espécies e pela infraestrutura de apoio. É aqui que o tucunaré reina e fantásticos peixes ornamentais povoam os rios caudalosos que correm pelas densas florestas. Também o turismo rural desponta como oportunidade de investimento.

São João da Baliza - surgiu a partir da abertura da BR-210, no começo da década de 1980. Em uma área de floresta ombrófila densa, com rios de águas límpidas, corredeiras com pedras, Serra recoberta de floresta. Os principais rios que banham o município são o Anauá e o Jauaperi. Isso favorece a prática do ecoturismo