Treinamento

Em discurso, durante a abertura do ano legislativo 2020 na Assembleia Legislativa de Roraima, o governador Antonio Denarium destacou os avanços e conquistas do Executivo no ano de 2019 e anunciou projetos e ações para 2020.

Por meio de obras de infraestrutura o Governo do Estado deve proporcionar melhorias em estradas e vicinais e em setores como saúde e educação com reforma e construção de escolas e unidades hospitalares.

Uma análise sobre o primeiro ano de gestão, Denarium afirmou que 2019 marcou o início de metas e desafios. “Conseguimos equilibrar as contas de um Estado que estava à beira da falência. Isso foi possível graças à união do Poder Legislativo e Executivo, do empenho de cada um dos nossos senadores, deputados federais e estaduais em destinar recursos antes jamais vistos na história de Roraima. Os investimentos são nas mais diversas áreas como saúde, segurança, educação, infraestrutura, cultura, turismo, esporte e nos serviços sociais”, disse.

Denarium frisou ainda que os Poderes devem se unir para trabalhar em prol da população. “Vamos trabalhar em conjunto com os o Legislativo e em harmonia com o Judiciário. Essa união é fundamental para que possamos fazer o Estado crescer, proporcionar o desenvolvimento, movimentar a economia, gerar emprego e renda e ofertar serviços públicos de qualidade”, pontuou o governador. 

A união entre os poderes também foi destacada como fundamental pelo presidente da ALE-RR, o deputado estadual Jalser Renier. “Atritos que existiram entre o Executivo e o Legislativo para mim é página virada. Temos que andar para frente e continuar fazendo com que a população seja a maior beneficiada dessa união”, declarou.

 

Governador anuncia reforma e construção de escolas estaduais e hospitais

Na educação, o governador anunciou a construção de quatro novas escolas da Capital, nos bairros Pérolas do Rio Branco, Cidade Satélite, Cruviana e São Bento. “Também vamos reformar 62 escolas em todo o Estado. Nas comunidades indígenas, iremos reformar 70 unidades de ensino”, anunciou.

As reformas das unidades indígenas serão executadas com R$ 20 milhões, destinados por meio de emendas parlamentares impositivas da deputada federal Joênia Wapixana.

Outra área com avanços no primeiro ano de gestão foi a saúde. Entre as conquistas está a redução da fila de espera para cirurgias. A atual gestão assumiu o Estado com mais de 8 mil cirurgias na fila, e reduziu esse número para 3,5 mil, com destaque para o fim da fila de algumas especialidades como catarata, bucomaxilo, oncológicas e cardíacas. A meta para 2020 é acabar com a espera para consultas, internações e exames.

 

 

 

 

Ainda na saúde, Denarium destacou algumas obras. No ano de 2019 foi iniciada a reforma de dois blocos do HGR (Hospital Geral de Roraima), para que isso fosse possível, foi ampliada oferta de leitos no Hospital das Clínicas de 42 vagas para 150, para que a segunda unidade pudesse receber os pacientes.

“As obras do Bloco E, o anexo do HGR, foram iniciadas em 2013. O contrato com a empresa que executava a obra, com recursos oriundos de empréstimos, foi rescindido em janeiro e os trabalhos foram retomados com recursos do próprio Estado. Até o mês de junho o primeiro andar do anexo deverá ser inaugurado”, pontuou Denarium.

Ainda em Boa Vista, o Governo trabalha na construção do Grande Trauma, que vai atender as emergências, ampliando para 27 a oferta de leitos na ortopedia. Já o anexo ao HGR vai contar com 120 leitos, sendo 40 de UTI, além de 10 centros cirúrgicos. Com apoio do Ministério da Saúde, o Governo também trabalha na construção do Centro de Radioterapia e Quimioterapia em Boa Vista.

Além da unidade de saúde da capital, o Governo do Estado também investiu em melhorias na infraestrutura de hospitais do interior. Já foram feitas reformas nos hospitais dos municípios de Alto Alegre e Caroebe, em breve será inaugurada uma unidade em Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis.

As próximas unidades a serem reformadas são as de Pacaraima, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. Em Rorainópolis está sendo construída a primeira maternidade em um município do interior, que vai atender a demandas do sul do Estado com 60 leitos.

“Convido todos os deputados para nos unirmos para fazer com que o povo sinta orgulho de ser acolhido e bem atendido dentro do nosso sistema de saúde”, declarou o governador.

SEGURANÇA – Na segurança, o destaque foi a redução em 47% no número de homicídios, resultado de um trabalho integrado entre as Polícias Militar e Civil e a atuação da Força Nacional e Força Tarefa de Intervenção Penitenciária em Roraima.

“Com o apoio do nosso presidente da República, Jair Bolsonaro, Roraima registrou queda no número de homicídios. Em 2019, ocorreram 176 homicídios, enquanto que em 2018 foram 339. Isso se deve as nossas policias e as forças de segurança federal que atuam dentro e fora dos presídios”, afirmou Denarium.

Estradas e vicinais serão recuperadas

Quanto às estradas e vicinais, a Seinf (Secretaria de Infraestrutura e Obras) vai trabalhar no ano de 2020 no asfaltamento da estrada que interliga a sede do município de Alto Alegre a Vila São Silvestre. “Também vamos asfaltar a estrada do Cantá pro Taboca, a de Iracema ao Roxinho e Campos Novos, a de Baliza para Nova Colina, a de Tepequém ao Trairão, vicinal 28 de São João da Baliza, e o trecho que liga a sede de Caroebe até a vila Entre Rios e Jatapu”, adiantou Denarium.

Ele acrescentou que o Governo está executando reforma e estruturação da rodovia estadual de Mucajaí até o Alto Alegre, que passa pela Vila do Apiaú, Penha, Vila Nova e Samaúma, será recuperada a estrada de Alto Alegre. “Vamos duplicar a BR-174 do Caumé até o Parque de Exposições, vamos duplicar a estrada de acesso ao Alto Alegre do Cidade Satélite até o anel viário”, pontuou Denarium.

Na economia, o governador destacou que Roraima apresentou crescimento de mais de R$ 1 milhão no PIB [Produto Interno Bruto] de 2019, um aumento de 2,4% quando comparado ao do ano anterior. Crescimento acima da média Nacional, que foi de 1,3%.

AGRICULTURA – Denarium anunciou ainda que no mês de março vai acontecer a primeira exportação de melão do Estado. “É a valorização da agricultura familiar. Essa produção vai ser exportada para Europa pela rota do futuro de Roraima, pelo porto de Georgetown, na Guiana. Isso foi possível porque estamos atraindo investidores para fortalecer o setor em Roraima”, disse.

O governador lembrou ainda que todos os dias o Estado recebe investidores, dos mais diversos seguimentos, de todo o país e do mundo, que vislumbram Roraima como a melhor fronteira do Brasil. “Desde a agricultura indígena, familiar, empresarial, comércio atacadistas, varejista, bares, lanchonetes, faculdades, comércio e serviços todos estão tendo uma demanda crescente. O dinheiro está circulando, isso é fruto de muito trabalho e controle de gastos públicos”, pontuou.