Empresa Criativa Turismo vai enviar, entre os dias 6 e 15 de setembro, uma equipe para conhecer o Estado. – Fotos: Arquivo/Secom RR e Divulgação/Criativa Turismo

O trabalho feito pelo Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) na divulgação do potencial turístico do Estado em eventos regionais e nacionais voltados à área ganha seus primeiros resultados.

Interessada em investir no turismo local, a empresa paraibana Criativa Turismo vai enviar, entre os dias 6 e 15 de setembro, uma equipe para conhecer o Estado. O objetivo é firmar parcerias com o trade turístico de Roraima para atuação na área de turismo de experiência e vivência, principal atividade da agência.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz, ressaltou que a operadora é a primeira empresa de fora do Estado a manifestar a vontade de realizar esse tipo de atividade. Segundo Muniz, o interesse é resultado da iniciativa do Governo de Roraima em fortalecer a divulgação em eventos regionais e nacionais voltados à área e marca um novo momento para o setor.

“Para nós é motivo de orgulho, e esse fato inédito marca um novo ciclo de promoção turística, quando Roraima começa a ser enxergado como destino pelas operadoras de turismo do país. A Criativa Turismo inaugura esse processo direcionada a públicos estratégicos, como grandes operadoras. Então essas operadoras passam a comercializar o destino Roraima no seu rol de ofertas e de produtos turísticos”, ressaltou.

Segundo o proprietário da Criativa Turismo, Mário Murta, a operadora, que funciona há sete anos, sempre deu prioridade ao turismo de vivência e que, por conta disso, sempre está à procura de novos roteiros de trabalho. Daí o interesse por investir em Roraima.

“Chegamos a Roraima procurando, primeiramente, o lugar mais sonante, que é o Monte Roraima, mas há muito mais que isso. Estamos fazendo uma parceria muito bacana com uma agência, que é a Roraima Adventure. Já faz uns dois ou três meses que trabalhamos com a equipe no sentido de construir um roteiro que posteriormente seja possível e divulgar e vender a partir daqui da Paraíba e outros Estados da região”, explicou o empresário.

Roteiro de viagem

A visita da equipe da Criativa Turismo percorrerá os municípios de Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia e Bonfim, bem como a capital Boa Vista, primeira parada da viagem.

No primeiro dia do roteiro, a equipe da empresa irá realizar um city tour e um passeio no Rio Branco. Nesta primeira etapa, a Secult contará com o apoio do Aipana Plaza Hotel, da Roraima Adventures e da prefeitura de Boa Vista.

Entre os dias 7 e 8, a Secult levará a equipe da empresa para a Serra do Tepequém, no município de Amajari, com visitas às cachoeiras do Barata e do Paiva, à Pedra Mão de Deus, ao Platô, às ruínas do Cabo Sobral e ao Tilim do Gringo. A prefeitura de Amajari, a Pousada PSJ e a Aguiconte (Associação de Guias e Condutores de Turismo da Serra do Tepequém) também prestam apoio à programação.

Já entre os dias 9 e 10, a equipe estará em Pacaraima para conhecer não só a sede do município, mas também a cidade de Santa Elena de Uairén e a base do Monte Roraima, na Venezuela. Também haverá visita nas comunidades indígenas Kauwê e Nova Esperança. Para essa visita, a Secult terá, além do apoio das comunidades anteriormente citadas, o apoio da Prefeitura do município e do Hotel Pacaraima.

Entre os dias 11 e 12, a Secult levará a equipe da operadora para o município de Uiramutã. No roteiro, há a previsão de visitas ao complexo Paiuá, à Cachoeiras das Sete Quedas, ao complexo da Cachoeira Urucá, ao CRIF (Centro Regional Indígena Flexal) e à comunidade Santa Creusa. A Prefeitura de Uiramutã, a Pousada Uiramutã, condutores locais e o Crif estarão dando apoio à programação.

No dia 13, os convidados estarão conhecendo as belezas da comunidade Raposa I, na Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, município de Normandia. Aqui, a Secult contará com o apoio da Prefeitura de Normandia e da comunidade indígena a ser visitada.

Já no dia 14, a Secult levará a equipe da Criativa Turismo para conhecer a sede de Bonfim e a Fazenda Buritizal Grosso, também no município, bem como a cidade fronteiriça de Lethem, na Guiana. A Prefeitura de Bonfim, a Fazenda Buritizal Grosso e o Rupunini Eco Hotel darão apoio na viagem.

Já no último dia, em 15 de setembro, a equipe visita o Lago do Robertinho, localizado na zona rural de Boa Vista. Para este último destino, a Secult contará com o apoio do Lago do Robertinho e do Boa Vista Eco Hotel. A volta dos membros da operadora será na madrugada do dia 16.

Ayan Ariel