DESENVOLVIMENTO DO TURISMO | Roraima participa de seminário sobre políticas públicas de etnoturismo

Portal Governo de Roraima

Com o objetivo de trocar experiências sobre os modelos de etnoturismo que vêm sendo trabalhados na região Norte, Roraima, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins, que compõem as RAI (Rotas Amazônicas Integradas) realizarão em junho um seminário que discutirá políticas públicas voltadas ao fortalecimento do segmento turístico.

A decisão pelo seminário foi feita durante a Fita (Feira Internacional de Turismo da Amazônia), que vem sendo realizada desde esta quinta-feira, 5, na Estação das Docas, em Belém do Pará. O evento ocorre até este domingo, 8.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz de Brito, explica que, apesar do seminário, totalmente online, ser organizado pelos Estados que compõem as RAI, outros Estados do Brasil poderão estar participando da solenidade.

“Nesse evento, serão convidadas comunidades de cada Estado que protagonizam o desenvolvimento do etnoturismo. O workshop tem como objetivo aperfeiçoar as políticas públicas de turismo dos Estados da região norte e com base nisso, o modelo de desenvolvimento dos planos de visitação das comunidades indígenas de toda a Amazônia”, pontuou.

Além dos participantes das RAI e de outros Estados que queiram participar, também serão convidadas várias entidades que atuam no trade turístico de cada Estado, as coordenações regionais da FUNAI e as próprias comunidades indígenas, que vão participar do momento de construção coletiva de modelos de desenvolvimento do etnoturismo.

Em Roraima

As ações para a promoção do turismo em Roraima não param. No Estado, o Governo Estadual participa do Salão do Turismo em Roraima, que tem como proposta, levar mais conhecimento sobre o turismo de Roraima para a população, para que todos possam conhecer os produtos e serviços turísticos, consumir esses produtos e divulgar para outros públicos de todo o Brasil a oferta de serviços do Estado.

O evento ocorre nesta sexta-feira, 6, e no sábado, 7, no Pátio Roraima Shopping e terá participação das comunidades Boca da Mata e Bananal, de Pacaraima; Cauê, Nova Esperança e Guariba, de Amajari, além do Centro Regional Flexal, de Uiramutã e a comunidade da Raposa 1, de Normandia.

A programação inclui palestras com diversos gestores estaduais e municipais de turismo e o evento tem como temática acerca do etnoturismo em terras indígenas de Roraima.

Caroebe no mapa do turismo brasileiro

Distante 240 quilômetros da capital, o município de Caroebe se tornou a 11ª localidade de Roraima a entrar para o Mapa do Turismo Brasileiro. A adição segue planejamento do Ministério do Turismo e a um novo programa de regionalização do turismo.

Compõem o Mapa do Turismo, os municípios de Amajari, Normandia, Pacaraima, Bonfim, que representam a Região Turística: O Extremo Norte do Brasil, Alto Alegre, Boa Vista, Mucajaí e Cantá, na Região Turística Roraima: a Savana Amazônica. Caracaraí e Rorainópolis, na Região Turística: Águas e Florestas da Linha do Equador, complementam a relação de municípios presentes no mapa da pasta ministerial.