DETUR participa de encontro sobre retomada do turismo na Gran Sabana

O Diretor do Departamento de Turismo da SEPLAN Roraima, Bruno Muniz de Brito participou no ultimo final de semana em Santa Elena de Uairén de um encontro para tratar da retomada do turismo na Gran Sabana, região de fronteira do Brasil com a Venezuela.

Participaram da reunião representantes do Governo de Roraima, por meio de sua Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e Departamento de Turismo, além do principal operador do Monte Roraima no Brasil, o empresário Joaquim Magno, da Roraima Aventures, juntamente com as autoridades venezuelanas do Estado Bolívar, do Ministério do Turismo da Venezuela, das Forças Armadas e operadores e agencias de turismo de Santa Elena que atuam no Monte Roraima.

Na reunião foram apresentados os protocolos de segurança adotados pelas autoridades para a retomada do turismo, que segue de forma idêntica aos adotados pelo Governo de Roraima a partir do Plano de Retomada do Turismo. Foi anunciado que o turismo na Venezuela vai ser retomado a partir da região leste do Parque Nacional Canaima, na área das Cachoeiras, que tem como referência o Salto Angel, a maior cachoeira do mundo.

Segundo o diretor do DETUR, Bruno Muniz de Brito, o turismo na Venezuela será retomado de forma gradual e espera-se que até o inicio do ano que vem o Monte Roraima esteja aberto para visitação turística. “Espera-se que com a reabertura das fronteiras esse turismo vai ser retomado”, disse Bruno.

Já a partir de primeiro de dezembro a visitação turística está liberada na região das cachoeiras do Parque Nacional Canaima. As atividades vão ser retomadas de forma regional até que se chegue a um cenário internacional de visitação, que é o interesse de Roraima. “Aguardaremos a abertura das fronteiras para iniciar as operações turísticas no Monte Roraima”, disse Bruno.

Sobre a questão da segurança e da infraestrutura para atendimento ao turista as autoridades venezuelanas garantiram que tão logo as atividades sejam retomadas essas questões serão supridas a contento para recepcionar os visitantes.

O diretor disse ainda que impossibilidade de atuar no Monte Roraima, o Departamento de Turismo e as operadores está trabalhando em roteiros alternativos, como a possibilidade de visitação ao Monte Caburaí. O DETUR pretende ainda estudar junto com as operadoras a elaboração de um roteiro para acesso ao Monte Roraima por terras brasileiras.

“Iremos estudar o melhor acesso ao Monte Roraima pelo Brasil e proporcionar o acesso a esse recursos fabuloso que temos e é nosso maior cartão postal”, disse o diretor.