DETUR e Universidade Federal vão regulamentar turismo na Serra Grande

O Diretor do Departamento Estadual de Turismo da SEPLAN-RR, Bruno Muniz de Brito se reuniu no dia 7 de fevereiro com a direção do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – PRONAT, da Universidade Federal de Roraima, para definir ações para regular a prática turística na Serra Grande, localizada no município de Cantá.

Dentre as ações a serem desenvolvidas visando a estruturação da Serra Grande para visitação turística está a elaboração de um Plano de Visitação para um melhor aproveitamento desse recurso natural para a prática do turismo no município.

Segundo o diretor do DETUR, serão oferecidos cursos de capacitação para a comunidade e ações de sensibilização e aperfeiçoamento dos técnicos com vistas ao desenvolvimento do turismo e a preservação do meio ambiente.

Os trabalhos vão envolver vários órgãos do Governo, da SEPLAN, do MPE e das Universidades Federal e Estadual de Roraima, além de outros parceiros que vão somar esforços no decorrer das atividades, que vão dar suporte para tornar a Serra um grande atrativo sustentável do estado de Roraima.

A iniciativa partiu da Procuradoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual e hoje o DETUR junto com os demais parceiros compõe a equipe técnica que vai realizar todo o trabalho de construção do Plano.

A proposta parte da necessidade de envolver a comunidade, a Associação dos Condutores Locais do Cantá, a Prefeitura Municipal e os empreendedores da localidade, com o objetivo de captar recursos para o município, visando o desenvolvimento turístico de forma sustentável. “As próximas ações se voltam para o desenvolvimento do Plano junto ao trade do Cantá, aos habitantes e ao poder publico municipal”, disse o diretor.