TURISMO REGIONAL Roraima irá representar Norte em fórum nacional de entidades de turismo

Por Folha Web
Em 15/03/2023 às 10:41

Roraima foi eleito pelos membros das RAIs. (Foto: Folha BV)

Através do destaque que Roraima tem tomado na Região Norte com iniciativas de incentivo ao turismo regional, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) junto ao Governo, realizou nesta terça-feira, 14, uma reunião com sete Estados amazônicos por meio de videoconferência.

Dois pontos foram destacados nesta reunião, primeiramente a troca da coordenação geral das rotas, que passou para o Amazonas. A política de integração foi criada em 2021 por Roraima e comandada pelo Estado até agora.

O Detur (Departamento de Turismo), da Secult e membros das RAIs (Rotas Amazônicas Integradas) ressaltaram um segundo tópico, que está relacionado à escolha de Roraima como representante da Região Norte no Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo).

A reunião teve como segundo ponto a escolha de Roraima como representante da região na vice-presidência do Fornatur. (Foto: Divulgação)

De acordo com o diretor do Detur, Bruno Muniz, o projeto foi iniciado pelo Estado de Roraima em 2021 e conduzido nos anos posteriores, mas que agora, após a reunião e o consenso entre os membros, passará a coordenação geral para o Estado do Amazonas.
“Hoje reunimos com os Estados membros das RAIs e ficou decidido que a coordenação geral das rotas, fica representada pelo Estado do Amazonas a partir de hoje por meio da AmazonasTur [Empresa Estadual de Turismo do Amazonas]”, declarou Muniz.

Muniz classificou ainda que a ocasião que define a condução das RAIs é muito importante.
“A condução das RAIs oxigena a iniciativa e permite que o Amazonas conduza os trabalhos de promoção e de ordenamento das iniciativas de integração do turismo na Região Norte representando todos e administrando essa política de integração que nasceu em Roraima”, ressaltou.

RORAIMA NO FORNATUR
A reunião teve como segundo ponto a escolha de Roraima como representante da região na vice-presidência do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo), que tem o papel de assessorar os Estados junto às principais pautas nacionais de estruturação e promoção das atividades turísticas.

“Roraima foi eleito pelos membros das RAIs como vice-presidente do Fornatur, representando a Região Norte. Então o Governo agora assume um compromisso importante, deixa a RAI muito bem representada e alça novas perspectivas de crescimento como um nome importante no Fórum”, declarou.

Bruno avaliou ainda que hoje, Roraima, além de assumir o papel de protagonista, também vai apoiar a presidência e os Estados membros na busca por alternativas para alavancar e fortalecer o turismo regional.

Entre os apoios, estão a condução dos trabalhos voltados à construção do Plano Nacional de Turismo e estímulo das melhorias necessárias ao programa de regionalização do setor, além de todas as iniciativas e projetos que visam o desenvolvimento do turismo no País.

Esse trabalho passa pela interlocução entre o Fornatur e o Ministério do Turismo e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Turística) para discutir as principais estratégias nacionais para promover o Brasil no mercado internacional.

“Hoje vamos articular junto com o presidente do Fornatur, que é Goiás, pelo presidente Fabrício Amaral, para apoiar os Estados do Norte nas iniciativas nacionais de desenvolvimento do turismo”, concluiu.