Fórum Estadual define elaboração do Plano Estadual de Turismo em 2020

O Fórum Estadual de Turismo de Roraima se reuniu de forma extraordinária na terça-feira, dia 29 de outubro, na Sala de Reuniões do Conselho Estadual de Cultura de Roraima, para dentre outras pautas, discutir as ações para formatação do Plano Estadual de Turismo de Roraima.

No inicio da reunião o diretor do Departamento Estadual de Turismo da SEPLAN-RR, Bruno Muniz de Brito ponderou o anseio de se aproximar mais dos municípios na construção do planejamento turístico estadual, unindo forças e definindo ações para o fortalecimento do setor.
Na reunião foi tratado sobre a definição pelos municípios de um calendário de eventos unificado, em consonância com aqueles apoiados pela Secretaria de Cultura, para maior visibilidade, divulgação e possível aporte financeiro. De acordo com o diretor do Departamento de Turismo da Seplan-RR, Bruno Muniz de Brito, Roraima precisa ter um calendário consolidado para poder viabilizar apoio financeiro para os eventos junto ao Ministério do Turismo.
O diretor falou ainda da necessidade de se mapear as visitações feitas em função dos grandes eventos, seja na capital ou no interior, monitorando o fluxo de turistas e o impacto na sociedade, seja nos aspectos econômico, ambiental e social, além de melhorar a infraestrutura nos municípios.
Com relação ao Plano Estadual de Turismo, o diretor afirmou que a ação atende a um principio do Ministério, que condiciona o apoio a qualquer ação estruturante à existência do plano nos estados. A consolidação do plano contará com informações e apoio dos diversos atores que formam o trade turístico, seja as prefeituras municipais, órgãos do Sistema S, Universidades, operadores de turismo, guias de turismo, empresas dos diversos ramos do setor.
O Plano vai colher informações junto a todos os municípios que formam as regiões turísticas de Roraima, da região Águas e Florestas da Linha do Equador, formada por Caracaraí, São Luiz, Caroebe, Rorainópolis e São Joao da Baliza, passando pela do Extremo Norte do Brasil, que inclui Normandia, Amajari, Pacaraima e Uiramutã, e finalizando na Roraima, a Savana Amazônica, onde estão os municípios de Cantá, Mucajaí, Boa Vista, Alto Alegre, Bonfim e Iracema.
A elaboração do plano passa pela identificação dos aspectos basilares, em seus eixos de atuação, pelas lideranças dos Núcleos Turísticos via formulário digital, pela identificação, análise e consolidação dos aspectos presentes em planos estruturantes na esfera estadual, em consonância com as demais Secretarias e órgãos do Governo do Estado que contribuam para o desenvolvimento do turismo regional e pela construção do escopo de atuação do Planejamento Territorial do Turismo de Roraima.
Esse planejamento é delineado pela elaboração de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças ao desenvolvimento do turismo de Roraima, com a construção da META Roraima – Matriz dos Eixos de Atuação do Turismo Amazônida em Roraima, estudo e cruzamento de dados, identificação das prioridades para cada eixo e categorização das prioridades por etapa, e apresentação dos resultados por região turística para posterior validação.
A consolidação do Plano acontece em julho de 2020, na capital Boa Vista e tem dez anos de vigência para a sua execução. Uma das prerrogativas do Governador Antonio Denarium é trabalhar no planejamento estratégico de longo prazo visando a construção de resultados que se vislumbrem no horizonte de desenvolvimento de Roraima.
Depois de consolidado o Plano será enviado ao Ministério do Turismo para sua validação, logo após o Plano será apresentado ao governador e toda a sociedade.